O BRASIL

NOS JOGOS PARALÍMPICOS

Por Otávio Pilz

O Brasil inicia na próxima terça-feira, dia 24 de agosto, sua 11ª participação em Jogos Paralímpicos. Acompanhe um pouco mais sobre essa história.de mais de quarenta anos.

Rio-2016

A estreia brasileira em uma paralímpiada foi na edição de 1972, realizada em Heidelberg, Alemanha. Foram 20 atletas dividisos em 4 modalidades. Oa país saiu sem medalhas do evento.

Divulgação

Quatro anos depois, em Toronto, nossa delegação teve uma mulher pela primeira vez. Em 1976 veio a primeira medalha, com Robson Sampaio de Almeida e Luis Carlos "Curtinho", na bocha.

Última Hora

Em 1980, o Brasil foi a Arnhem, Holanda, com 14 altetas, todos homens, de três modalidades. Na primeira edição que contou com paralisados cerebrais, o páis voltou sem medalhas.

Rio-2016

Os Jogos de 1984, aconteceram em Nova York, EUA, e Stoke Mandeville, Inglaterra. O Brasil arrebentou e subiu ao pódio 28 vezes. Destaque para Miracema Ferraz, 1 ouro e 5 pratas no atletismo.

Acervo

Na edição seguinte em Seul, nossa turma voltou com 27 medalhas. O principal nome foi Luiz Cláudio Pereira, ouro no arremesso de peso, e lançamento de dardo, além de prata no pentatlo.

Reprodução

Em Barcelona-1992, Luis Cláudio se despediu com mais um ouro, no arremesso de peso. Mesma cor da medalha de Suely Guimarães no dardo, com direito a recorde mundial.

Reprodução

Nos Jogos Paralímpicos de Atlanta, foram 21 medalhas, sendo apenas 2 de ouro. Entre elas, a primeira do judô, com a lenda Antônio Tenório, que em Tóquio celebra sua sétima paralimpíada

Getty Images

Em Sydney-2000, Douglas Amador fez história. Medalhista no atletismo em Atlanta, não obteve índice e acabou indo para o time de futebol de 7. E conquistou um inédito bronze na modalidade.

Reprodução

A edição de Atenas-2004 marcou o surgimento de um ídolo: Clodoaldo Silva. O nadador conquistou 6 ouros e 1 prata, sem falar nos 4 recordes mundiais, 5 paralímpicos e 11 para-panamericanos.

Reuters

Em Pequim, o Brasil termina no top 10 no quadro de medalhas pela primeira vez. Das 47 medalhas (16 O/14 P/17 B),  9 vieram de Daniel Dias, que dominou o Cubo d´Água, com 5 ouros e 4 pratas.

Agência/Xinhua

Com 21 medalhas de ouro, o Brasil fechou Londres no 7º lugar do quadro. Além de Daniel Dias, 2012 foi o ano de Alan Fonteles, que bateu Oscar Pistorius nos 200m rasos e levou o ouro.

Flickr

Apesar de ter caído para 8º no quadro, o Brasil fechou a Rio-2016 com o recorde de 72 medalhas no total. Entre os 14 ouros, um valeu o tetracampeonato da Seleção de Futebol de 5.

Rio-2016

O Brasil vai a Tóquio com 253 atletas de 20 modalidades, sendo 159 homens e 94 mulheres. A edição no Japão marca a despedida do maior atleta paralímpico do país: o dono das piscinas, Daniel Dias.

Site Daniel Dias

CPB

É AQUI!

EM 2020, TÓQUIO