40 anos de barão

o esporte olímpico EM

POR OTÁVIO PILZ

1981

Em outubro de 1981 após um show do Queen, 4 garotos da classe média carioca decidem criar uma banda de rock. O Brasil ainda vivia sob uma ditadura, não só polítca, mas futebolística também...

Reprodução

1982

O Barão Vermelho lançava seu primeiro disco. O país ainda chorava os gols de Paolo Rossi quando os meninos do vôlei chegavam à primeira final de Mundial de Vôlei em Buenos Aires. Deu prata contra a União Soviética.

Placar

Som Livre

1984

O segundo álbum do grupo é um dos mais vendidos com os sucessos Pro Dia Nascer Feliz e Bete Balanço. Em Los Angeles, a nossa delegação traz 11 medalhas, incluindo o ouro de Joaquim Cruz nos 800m. 

Reprodução

Youtube

1985

No primeiro Rok in Rio, o Barão leva o público ao delírio ao comemorar a chegada de Tancredo à presidência. A alegria duraria pouco...

Rock in Rio

1986

Cazuza rompe com o Barão ao final de 1985 e no mesmo ano lança seu álbum solo com o hit Exagerado. No ano seguinte, o Brasil chega ao quarto lugar do Mundial de Basquete Masculino na Espanha. 

Reprodução

1987-1988

Em seu primeiro disco sem Cazuza, o Barão sofre com a "competição" com o antigo vocalista. No Pan de 1987, a vitória de Oscar & cia nas quadras de Indianápolis. Em Seul-1988, o ouro solitário de Aurélio Miguel nos tatames.

Reprodução

1988

O ano de 1988 marca a jóia da carreira de Cazuza. O Tempo não Para é um dos discos mais vendidos da história do rock brasileiro. O astro definitivamente coloca seu nome na música popular brasileira...

O Globo

Som Livre

1989

Nas pistas cobertas de Budapeste, Zequinha Barbosa conquista a prata nos 800m do Mundial de Atletismo. Cazuza lança seu último álbum em vida, "Burguesia". A AIDS levaria o gênio em julho do ano seguinte...

Reprodução

1990

O Brasil sedia o Mundial de Vôlei Masculino e termina em quarto lugar ao perder para a URSS. Enquanto isso, o Barão lança Supermercados da Vida com os hits Pedra, Flor e Espinho e Flores do Mal. 

Reprodução

MTV

1994

Tetra nos EUA, e as mulheres de prata no Mundial de Vôlei e de ouro no basquete na Austrália. Carne Crua coloca o Barão Vermelho em outra prateleira musical com Meus Bons Amigos e Daqui por Diante.

Reprodução

Reprodução

1996

Em Atlanta, o país conquista 15 medalhas no total e alcança seu melhor desempenho olímpico. Com Malandragem dá um Tempo, Álbum, o CD de covers do Barão, faz sucesso nas rádios e recoloca o grupo no mercado fonográfico.

O Globo

MTV

1998

A banda inova com Puro Êxtase, trabalho que mistura rock e eletrônico, Nos mundiais de vôlei, o Brasil termina em quarto lugar tanto no masculino, como no feminino.

Divulgação

2004

Em Atenas, o Brasil conquistava o ouro no vôlei masculino e Vanderlei Cordeiro superava o padre irlandês pra trazer o bronze. O Barão voltava após 6 anos de projeto solo de Roberto Frejat.

Reprodução

MTV

2006

Depois de rodar o Brasil com a turnê de comemoração de 25 anos, o grupo decide dar uma pausa. Nas quadras japonesas a seleção levanta o bicampeonato mundial de vôlei masculino.

FIVB

2019

Após um hiato de mais de década, o Barão resurge com Rodrigo Suricato nos vocais no projeto Viva. No Pan de Lima, a delegação brasileira bate recorde de medalhas no evento, terminando na segunda posição.

Divulgação

O ESPORTE TODO DIA

POR VOCÊ