NOS PÉS

ALEGRIA

Como o futebol africano
conquistou o mundo
Por Otávio Pilz
Getty Images

Se o Brasil teve uma obsessão na história olímpica, foi o Ouro no Futebol Masculino. E se alguém contribuiu pra demora na conquista, foi a África...

@TeamWorldBlog

A primeira seleção africana a disputar uma Olimpíada foi o Egito em Antuérpia-1920. Porém, o país ainda era colônia britânica. Perdeu para a Itália e foi eliminado. 

FARAÓS PIONEIROS

FIFA

Até Roma-1960, o continente foi sempre representado pelo Egito, ainda como colônia. Na Itália, vão como República Árabe Unida. Há também a estreia da Tunísia. 

OS INDEPENDENTES

Getty Images

Mais uma vez o Egito. Nos Jogos de Tóquio-1964, os Faraós aplicam um assustador 10x0 na Coréia do Sul, com 5 gols de Reyahd. Perdem o bronze para a Hungria.

GOLEADA EM TÓQUIO

Lucio Celletti

A primeira vez em que a "África Negra" brilhou foi em Seul-1988. Zâmbia aplicou um sonoro 4x0 na Itália e foi líder do grupo. Parou na Alemanha Oc. nas quartas. 

FANTASMA DA AZURRA

sp1873

Quatro anos após a boa campanha de Zâmbia, o continente finalmente sobe ao pódio. Barcelona viu Gana bater a Austrália e levar o bronze em pleno Camp Nou.

A PRIMEIRA MEDALHA

Globo

O trocadilho foi péssimo, mas o futebol encantou. Com Okocha, West, Babangida e ele, Kanu, a Nigéria passa pelo Brasil na semi e leva o ouro ao vencer a Argentina.

ENTRANDO PELO KANU

Globo

Dez anos depois de surpreender na Copa do Mundo, Camarões faz a festa em Sydney. Passam pelo Brasil nas quartas e levam o ouro nos pênaltis contra a Espanha.

LEÕES INDOMÁVEIS

COI

Em Pequim-2008, os nigerianos quase repetem 1996. As águias goleiam a Bélgica na semi e revem a Argentina na final. Porém, havia um tal de Messi, e aí, veio a prata...

REVANCHE ARGENTINA

Channels Television

No Rio-2016, a Nigéria comprova a supremacia olímpica no futebol do continente. Perde nas semifinais para os alemães e levam o bronze contra Honduras no Mineirão. 

BRONZEADOS NO RIO

CAF

A África já sabe quem vai a Tóquio-2020. No Pré-Olímpico realizado no Egito, os donos da casa garantiram vaga ao lado de Costa do Marfim e África do Sul. E Salah pode ir...

VAMOS PRA TÓQUIO!

O futebol olímpico
passa por aqui

Visionhaus