Por Augusto Brasil
DE CÉSAR CIELO
O OURO OLÍMPICO

50 metros livre é uma das provas olímpicas de natação de estilo livre. É quase sempre executada no estilo crawl por ser o mais rápido.

Alejandro Aguirre

Os 10.500 atletas competiram nos 302 eventos dos 28 esportes que tiveram nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Olympics

Até 2008, a natação brasileira só tinha 8 medalhas olímpicas na história e nenhuma de ouro. César Cielo chegava como favorito e com esse peso nas costas.

COI

Dois dias antes da prova dos 50 metros livre, César Cielo entrou nos 100 metros em busca da medalha. E aconteceu. O brasileiro conseguiu a medalha de bronze.

COI

O Centro Aquático de Pequim é chamado de Cubo D'Água pelo seu formato e pela sua iluminação azul. Por fora, tem a aparência de bolhas de sabão agrupadas.

Divulgação

Após bela classificatória, Cielo conseguiu o primeiro lugar batendo o recorde olímpico com 21s30. Dois franceses fecharam o pódio: Amaury Leveaux e Alain Bernard.

Olympics

Além das duas medalhas de Pequim-2008, ainda conquistou um bronze em Londres-2012. Ainda foram 6 ouros em Mundiais e 5 em Mundiais de piscina curta.

Getty Images

A natação brasileira conta com 26 nadadores para os Jogos Olímpicos de Tóquio, sendo 16 homens e 10 mulheres. Ana Marcela Cunha é favorita na Maratona Aquática.

Kim Hong

Após Pequim-2008, além da medalha de Cielo, o Brasil ainda conquistou a prata com Tiago Pereira e o bronze com Poliana Okimoto na Rio 2016.

Olympics
tudo sobre
Divulgação
TÓQUIO 2020