Foto: Bettmann Colaborador / Getty Images

POR MARIANA MORETO

O PIONEIRISMO
DE MARIA LENK

Foto: Arquivo

PRIMEIRA
BRASILEIRA

Aos 17 anos, Maria Lenk tornou-se a 1ª mulher brasileira a participar de Olimpíadas, nos Jogos de Los Angeles de 1932.

Foto: Reprodução

nadar
pela saúde

A trajetória na natação começou na infância, após grave pneumonia dupla. Seu pai, imigrante alemão, a ensinou a nadar no rio Tietê para que recuperasse a saúde.

Foto: Correio da Manhã

A ÚNICA
DO TIME BRASIL

Nas Olimpíada de 1932, foi a única mulher em uma delegação de 45 homens e apesar de não ter subido no pódio, fez história abrindo caminho para as mulheres.

Vídeo: Pavirada Filmes

CAMPEÃ
NO TIETÊ

Nos anos 30, Maria Lenk foi quatro vezes seguida campeã da Travessia de São Paulo a nado, no rio Tietê.

Foto: Acerj

MADAME
BUTTERFLY

Maria seguiu sua trajetória Olímpica em Berlim-1936. Acompanhada de mais três brasileiras na delegação, foi a “Madame Butterfly”: a primeira mulher a usar o nado borboleta.

Sport Ilustrado

RECORDISTA
MUNDIAL

Em 1939, durante a preparação para Tóquio, que acabaram cancelados devido à Guerra, Maria Lenk quebrou os recordes mundiais de 200m e de 400m no nado peito.

ATUANTE

Nos anos 40, Maria desafiou a proibição de mulheres no esporte e foi com a deleção brasileira para os EUA. Quebrou 12 recordes e concluiu o curso de educação física em Illinois.

El Grafico

Foto: Acerj

EDUCAÇÃO
FÍSICA

Aos 27 anos se torna a 1ª mulher a dirigir uma faculdade de Educação Física na América do Sul, ao fundar a Escola Nacional de Educação Física, da Universidade do Brasil (RJ).

Foto: Arquivo Nacional

PREMIADA
MUNDO AFORA

Em 1988, Maria entra para o Hall Internacional da Fama da Natação, feito inédito para o Brasil. Em 2000, recebe a Ordem Olímpica, maior honra dada pelo COI.

Vídeo: Pavirada Filmes

Vídeo: Pavirada Filmes

A ESSÊNCIA DO ESPÍRITO OLÍMPICO

Maria Lenk nunca abandonou a piscina e competiu até seus últimos anos. Ela nadou em 11 Mundiais Master e faturou 54 medalhas.

Foto: Arquivo Nacional

HOMENAGEM
EM CONCRETO

Maria Lenk faleceu aos 92 anos, em 2007, após uma parada cardíaca na piscina do Flamengo. No Rio, o Complexo Aquático Maria Lenk leva seu nome.

Para saber mais sobre a história de Maria Lenk, atleta icónica e pioneira do esporte brasileiro