O VÔLEI DA

Por Otávio Pilz

Os anos 1980 foram fundamentais para a popularização do vôlei no país. E nesse período, grandes marcas se associaram ao esporte em vitoriosos projetos de marketing...

Reprodução

Instalada em 1929, em Santo André, ABC paulista, a multinacionacional Pirelli fez com que a cidade se tornasse referência esportiva. Em 1948, nasce o Clube Atlético Pirelli.

Pirelli

No ano de 1975, o clube se torna uma associação desportiva classista, amparado pela lei que visava um incentivo às empresas para que investissem no esporte amador. 

Pirelli

Um ano antes surgia a equipe de vôlei, graças a um ambicioso projeto criado por funcionários praticantes. O plano buscava formar o melhor time do país, apoiado na tradição andreense na modalidade. 

Reprodução

Exinto em 1970, o Randi Esporte Clube cedeu a recém-fundada Pirelli os levantadores William Carvalho e José Roberto Guimarães, além do técnico José Carlos Brunnoro e seu assistente Vicenzo Roma.

Reprodução

Em parceria com o EC Santo André, a empresa levou o título paulista de 1976. Já com autonomia da Pirelli, a equipe se sagrou heptacampeã estadual em 1981/1982/1983/1984/1985/1986/1987.

Pirelli

TV Cultura

Em 1984, o clube do ABC ultrapassa todas as fronteiras.  Em uma decisão brasileira, a Pirelli vence o Bradesco/Atlântica e ergue o troféu da 1ª Copa do Mundo de Clubes, disputada em São Peulo e Rio de Janeiro

Folha de São Paulo

Aliás, uma das maiores rivalidades do voleibol brasileiro foi entre Pirelli e Bradesco/Atlântica. Apesar do equilíbrio, os paulistas têm leve vantagem sobre os cariocas em finais.

Reprodução

A última conquista do time de camisa amarela foi a Liga Nacional de 1989, em final contra o Minas Tênis. Se despede do vôlei na Superliga 1993/94, sob a alcunha de Rhodia/Pirelli.

Mercado Livre

É AQUI!

O VÔLEI