1964

EM TÓQUIO

Por Otávio Pilz

KYODO

O Japão receberá uma edição de Jogos Olímpicos de Verão pela segunda vez na história. Você sabe como foi a primeira olimpíada em Tóquio, há mais de 50 anos?

A escolha da sede de 1964 ocorreu cinco anos antes. A capital japonesa venceu as candidaturas de Detroit (USA), Bruxelas (BEL), Viena (AUT) e Toronto (CAN). Enfim, a Ásia receberia o evento.

The Japan Times

Getty Images

Yoshinori Sakai teve a honra de acender a pira olímpica. Conhecido como Bebê de Hiroshima, Sakai nasceu no mesmo dia do ataque à cidade. Atleta do 4x100, ele jamais competiu nos Jogos.

O primeira medalha de ouro de Tóquio-1964 saiu no levantamento de peso. O soviético Aleksey Vakhonin venceu na categoria até 56kg, e se deu ao luxo de fazer pose ao levantar 142,5kg.

Reprodução

Reprodução

A primeira vitória japonesa também veio no levantamento de peso. Yoshinobu Miyake subiu ao lugar mais alto do pódio ao atingir 397,5kg no somatório geral da categoria até 60kg.

O segundo dia de competições viu a última vitória olímpica de Dawn Fraser. A australiana conquistou o tricampeonato nos 100m livre. Ela ainda levaria a prata no revezamento 4x100m livre.

The Japan Times

Getty Images

Um dos grandes nomes do atletismo na capital japonesa foi Bob Hayes. O americano levou o ouro nos 100m e no 4x100m. Hayes fez sucesso na NFL, ao vencer três Super Bowls.

Duas modalidades tradicionais fizeram sua estreia nos Jogos de 1964. Uma delas foi o vôlei, onde a União Soviética venceu o torneio masculino e as donas da casa conquistarem o feminino.

Olympics

Reprodução

Outro esporte que debutou em Tóquio, foi o judô. Estreando "em casa", a milenar luta deu três ouros aos anfitrões. O holandês Anton Geesink(esq) foi o único não-nipônico a vencer uma categoria.

A participação brasileira nos Jogos foi bem tímida. Foram 60 atletas disputando 17 provas em 11 modalidades. E uma única mulher na delegação: Aida dos Santos, quarto lugar no salto em altura.

#ElasTransformam

Reprodução

A seleção brasileira de basquete masculino foi responsável pela única medalha conquistada em Tóquio. Atual bicampeã mundial à época, levou o bronze ao vencer Porto Rico por 76-60.

Na última prova do atletismo em Tóquio, o etíope Abebe Bikila se torna o primeiro bicampeão olímpico da maratona, com direito a recorde mundial. Seria a sua última maratona olímpica completa.

Olympics

TF Filmarchiv

A ginasta soviética Larisa Latynina conquista seis medalhas em Tóquio, duas de cada cor. Ela se torna a atleta mais medalhada dos Jogos, recorde que só seria batido por Phelps em 2012.

Zâmbia declara sua indepedência no mesmo dia de encerramento das olimpíadas. A antiga Rodésia do Norte se torna a única nação a desfilar com uma placa na cerimônia final.

Reprodução

É AQUI!

EM 2020, TÓQUIO