Desde 1896 até hoje, 26 nações conquistaram uma única medalha de ouro na história das Olimpíadas. Apresentamos a primeira parte dessa curiosa lista.
Ouro único
Reprodução
O país africano ganhou seu único ouro em Atlanta-1996. Foi através de Vénuste Niyongabo, no atletismo, na prova dos 5000m masculino.
Burundi
Reprodução
Em 1988, Sílvia Poll ganhou a prata nos 200m livre. Nessa mesma prova da natação, em Atlanta-1996, sua irmã, Cláudia, levou o solitário ouro costa-riquenho.
Costa Rica
Légends of taekwondo
Foi justamente na última edição, no Rio de Janeiro, que o marfinense Cheick Sallah Cissé levou a primeira medalha dourada do país. Ela veio no Takwondo até 80kg.
Costa do Marfim
Reprodução
Presença olímpica desde 1984, os asiáticos conquistaram sua medalha de ouro com Ahmed Al Maktoum na Fossa Olímpica do Tiro Esportivo em Atenas-2004.
Emirados Árabes Unidos
Reprodução
Jefferson Pérez é o único medalhista olímpico do Equador. O atleta da marcha atlética ganhou o ouro em 1996 e a prata em 2000, ambos na prova dos 20km.
Equador
Olympics
A pequena ilha da Oceania subiu ao pódio pela primeira vez no Rio-2016. E foi logo pro lugar mais alto, com a seleção masculina de rugby seven.
Fiji
Getty Images
Assim como o Equador, as duas medalhas da ilha caribenha vem do mesmo atleta. O velocista Kirani James levou o ouro em 2012 e a prata em 2016 na mesma prova: 400m.
Granada
Getty Images
Hoje um território chinês, a antiga colônia britânica possui três medalhas. A única dourada veio com a velejadora Lee Lai-shan na classe Mistral em 1996.
Hong Kong
Getty Images
Apesar de ter conqustado sete medalhas no total, o país do Oriente Médio tem apenas um ouro. Gal Fridman ganhou a Mistral em Atenas 2004.
Israel
Olympic
O atleta do Tekwondo Ahmad Abu-Ghaush, da categoria até 68kg foi responsável pela única medalha da Jordânia até hoje. Foi ouro na Rio-2016.
Jordânia
Markus Schreiber
A ex-república iugoslava ganhou sua única medalha na Rio-2016. A judoca Majlinda Kelmendi, que até os 12 anos competia pela Albânia, levou o ouro no peso meio-leve.
Kosovo
Getty Images
O pequenino país europeu tem relativa tradição nos Jogos de Inverno. Porém, sua medalha de ouro foi conquistada por Josy Barthel nos 1500m em Helsinque-1952.