MONODOURADOS

PARTE 2
Por Otávio Pilz
Divulgação

Desde 1896 até hoje, 26 nações conquistaram uma única medalha de ouro na história das Olimpíadas. Confira a última parte da nossa lista.

Ouro único

Olympics

As duas únicas medalhas olímpicas dos africanos vieram com Maria Mutola, ambas na prova dos 800m. O ouro foi conquistado na edição de Sydney, em 2000.

Moçambique

Copanama

O país da América Central possui três medalhas no total. O atleta Irving Saladino foi responsável pelo ouro, no salto em distância nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Panamá

Reprodução

Apesar da grande fase do volêi feminino, o ouro dos peruanos foi conquistado no tiro esportivo. Edwin Vásquez ganhou a prova da Pistola de Ar 50m em Londres-1948. 

Peru

Olymics

A medalha de ouro porto-riquenha foi uma das mais surpreendentes da Rio-2016. A tenista Mónica Puig deixou favoritas pelo caminho e bateu a alemã Angelique Kerber na final. 

Porto Rico

Getty Images

O pequenino páis asiático tem até uma certa tradição no tênis de mesa. Porém, foi com o nadador Joseph Schooling que veio o ouro, nos 100m borboleta na Rio-2016. 

Singapura

Reprodução

Os sírios possuem uma medalha de cada metal na história olímpica. A atleta Ghada Shouaa conquistou a dourada ao vencer o heptatlo em Atlanta-1996.

Síria

Getty Images

O nadador Anthony Nesty é o dono das duas medalhas olímpicas do Suriname. O ouro veio ao bater o americano Matt Biondi nos 100m borboleta em Seul-1988. 

Suriname

Getty Images

A ex-república soviética apesar de jovem, já tem quatro medalhas os Jogos. Entre elas, o ouro de Dilshod Nazarov no arremesso de martelo na edição do Rio de Janeiro em 2016.

Tajiquistão

Olympics

O único ouro conquistado pelo Vietnã foi um pouco frustrante para o Brasil. Afinal, Hoàng Xuân Vinh ganhou de Felpe Wu no último tiro da prova da Pistola de Ar 10m na Rio-2016.

Vietnã

Olympic

Em ocasiões especiais,alguns atletas disputam os Jogos sob a bandeira do COI. E foi o kuwaitiano Fehaid Al-Deehani na Fossa Dublê na Rio-2016 o primeiro a ganhar o ouro.

Atletas Independentes

para tudo sobre
olimpíada

Reuters