Por Otávio Pilz
CÁLI 2021
O Pan Júnior

Pela primeira vez na história, os Jogos Pan-Americanos ganham uma versão para atletas mais novos, que vão dos 12 aos 22 anos de idade. 

A competição está sendo disputada no Vale do Cauca, na Colômbia. Além de Cáli, as cidades de Barranquila, Palmira, Buga, Calima El Darién, Jamundi e Yumbo recebem eventos.

O programa do Pan Júnior conta com as 32 modalidades presentes na edição adulta. Quatro delas não-olímpicas: boliche, caratê (fora de Paris-2024), patinação e squash

A competição é disputada por cerca de 3800 atletas de 41 países. O Brasil conta com 358 desportistas divididos em 38 modalidades. É a terceira maior delegação do Pan.

Entre os brasileiros estão Pâmela Rosa, do skate; Breno Correia ( natação), Tiffani Marinho (atletismo) e Kawan Pereira (saltos ornamentais). Todos estiveram em Tóquio-2020.

Vale lembrar que o evento também tem uma proposta educacional, levando medalhistas a escolas e integrando esporte, cultura e criança.

Pana, o quati, foi escolhido como mascote do Pan Júnior 2021. Os quatis são mamíferos carnívoros que habitam as três américas.

O OTD comenta o Pan Júnior 2021 no Canal Olímpico. Os comentários ficam a cargo dos jornalistas Fernando Gavini e Giovana Pinheiro.

está no otd
O Pan Júnior