Os medalhistas
do Santos
Por Otávio Pilz
PEIXÃO OLÍMPICO

Um dos clubes que mais cedeu jogadores à seleção brasileira em Copas do Mundo, o Santos também é um dos que mais forneceu atletas às seleções olímpicas.

Santos FC
Santos FC

Todos os medalhistas olímpicos do Santos FC vem do futebol, masculino e feminino. O primeiro jogador do clube a ser convocado foi Elizeu Vinagre(dir) em 1964.

FUTEBOL

Reprodução

A primeira medalhas de um santista foi a medalha de prata em Los Angeles-1984. O zagueiro Davi Silva(centro) fez parte do elenco derrotado pela França na final.

FUTEBOL MASCULINO

Reprodução

Em Atlanta-1996, a seleção comandada por Zagallo trouxe o bronze. Entre os convocados, dois volantes do Peixe: o ídolo Narciso e Marcelinho Paulista.

Getty Images

Dezesseis anos depois, outra dupla alvinegra fazia sucesso em Londres. O meia Paulo Henrique Ganso fazia parte do time titular treinado por Mano Menezes.


Olympics

A maior estrela da companhia na Inglaterra vestia a 11 do Santos. Neymar não fez uma exibição à altura do seu futebol, mas marcou três gols e voltou com a prata.


Andre Borges

Na Rio-2016, finalmente o ouro olímpico. E três jogadores do Peixão fizeram parte dessa conquista. O lateral Zeca foi titular na final contra os alemães.


Olympics

O meia Thiago Maia esteve no banco na decisão. Já Gabriel Barbosa não fez gol na final, mas balançou as redes por duas vezes na competição.


CBF

O Santos também fez parte da medalha de prata para as mulheres em Pequim-2008. A então atacante Erika e e a lateral-esquerda Ester foram titulares na China.

FUTEBOL FEMININO

Getty Images

Também fizeram parte do elenco que levou a prata após a derrota para os Estados Unidos em 2008, a lateral Maurine e a meia Francielle, na Noruega atualmente.

Tudo sobre olimpíada
Santos FC