Por que o futebol é sub-23

nas Olimpíadas?

Por Lucas Kenji
Restrição

O futebol é o único esporte que limita a idade nas Olimpíadas. No masculino, só jogadores até 23 anos. Por que o esporte mais popular é restritivo nos Jogos?

/
Início

A modalidade entrou no calendário olímpico nos em  Paris 1900, porém, em caráter de exibição. O futebol só ganhou status de esporte olímpico em Londres 1908.

Reprodução
Treta

Com o crescente número de espectadores, a Olimpíada tornou-se o torneio de futebol mais importante entre as cinco edições disputadas entre 1908 e 1928.

Reprodução
Mas e aí?

A mamata acabou quando a Fifa, fundada em 1904, passou a organizar a Copa do Mundo, que teve início em 1930. A entidade proibiu a realização do futebol nos jogo de Los Angeles 1932.

FIFA
Amadores On

O futebol voltou a ser disputado nos Jogos Olímpicos em Berlim 1936, mas apenas com jogadores amadores. Assim, seguiu até Moscou 1980.

Youtube/Canal Woohoo
Hegemonia

Houve hegemonia de países do leste europeu. Isso porque, os atletas militares eram considerados amadores. Um exemplo foi Ferenc Puskas, um dos maiores da história.

Reprodução
E os Profissionais

Profissionais só puderam participar do futebol a partir de Los Angeles 1984. No entanto, só estavam aptos os atletas que não tivessem jogado uma Copa do Mundo.

Kishimoto
Exceções

A liberação de atletas sub-23 surgiu em Barcelona 1992. Mas a permissão para que três jogadores pudessem ser inscritos ficou vigente em Atlanta 1996. Este modelo segue até hoje.

Olympic
Fique ligado no

FUTEBOL EM TÓQUIO