Rebeca
Andrade

Ginástica Artística
Individual Geral
Salto

Rebeca Andrade nasceu em Guarulhos (SP), em 8 de maio de 1999. Iniciou na modalidade com apenas 4 anos de idade em um ginásio da cidade natal. Batalhou bastante para continuar no seu sonho...

Guerreira
de Guaru

Acervo

A ginasta tem seis irmãos. Sua mãe trabalhava de empregada doméstica e por um período de dificuldades financeiras, Rebeca interrompeu os treinos. Ao voltar, nunca mais parou, mesmo que fizesse a pé a distância de 2 horas até o ginásio.

Acervo

Nem que seja a pé

Mamis
Poderosa

Instagram

A mãe, Rosa é seu espelho. Jamais deixou de acreditar no destino da filha, mesmo quando precisou que Rebeca parasse. Sem falar no irmão mais velho, que a levava a meenina de bicicleta ao ginásio.

A Heroína

Em 2009, nossa prodígio ainda era uma promessa, quando teve a oportunidade de conhecer sua referência, Daiane dos Santos. Foi em um treino da seleção brasileira em Guarulhos.

TV Globo

Desde os 7 anos, a atleta tem o mesmo treinador, Francisco Porath Neto. Com sua ajuda, o país conheceu Rebeca no Troféu Brasil 2012, onde levou medalhas em todos oa aperelhos e ouro no geral.

Dupla Dinâmica

Instagram

Em 2015, na etapa da Copa do Mundo disputada na Eslovênia, a paulista ganhou sua primeira medalha em eventos desse nível. A partir daí foram mais 2 bronzes, 6 pratas e 7 ouros em Copas do Mundo.

Nelson Almeida

Rainha
de Copas

Estreia
Olímpica

Getty Images

Em sua primeira participação em Jogos Olímpicos, na Rio-2016, a atleta se classficou à final do Individual Geral com a 3ª melhor nota. Terminou a competição na 11ª colocação;

Olympics

Trinca 
e Lesão

Em 2018, mais uma marca na carreira: em Cottbus, Alemanha, Rebeca conquista três medalhas (2 ouros e 1 prata) em uma única etapa de Copa do Mundo. Um ano depois, uma contusão no joelho a tiraria do Pan.

Instagram

Depois da lesão, mais um obstáculo: a atleta contraiu covid, e acabou tendo apenas uma chance para se classificar para Tóquio. Mas a vaga veio em junho, no Rio, ao vencer o Panamericano.

Vaga
na Raça

CBG

Em sua segunda olimpíada, a paulista fez história. Com um salto quase perfeito e seu já famoso Baile de Favela no solo, Rebeca levou a prata, a primeira medalha da ginástica artística feminina do país.

Mike Blake

Baile
em Tóquio

Olympics

Salto
Dourado

COB

Rebeca não se cansa de fazer história na Terra do Sol Nascente. Na prova do salto, a menina dá um show, soma 15.300, leva o ouro e se torna a primeira brasileira a ganhar duas medalhas em uma olimpíada!

Trinca 
e Lesão

É importante destacar que Rebeca Andrade é atleta do Flamengo desde 2011. Com a conquista em Tóquio, o Rubro-Negro chega a sua 23ª medalha olímpica, a primeira da Ginástica Artística.

CR Flamengo

É do
Mengão

CR Flamengo

É importante destacar que Rebeca Andrade é atleta do Flamengo desde 2011. Com a conquista em Tóquio, o Rubro-Negro chega a sua 23ª medalha olímpica, a primeira da Ginástica Artística.

Tudo Sobre
TÓQUIO 2020