Você conhece as regras do

HANDEBOL

Por Augusto Brasil
Modalidade

No Brasil, o handebol ganhou força a partir dos anos 70. De lá pra cá foi crescendo. Exemplo é o inédito Mundial da seleção feminina em 2013.

Paraná Handebol
Novo público

A quadra oficial possui 40 metros de comprimento por 20 de largura. As traves quadradas têm 2 metros de altura por 3 de largura.

COI
Área do Goleiro

Ninguém pode entrar na área do goleiro. Se acontecer, a equipe perde a posse. Só pode invadir, se pular de fora para dentro e soltar a bola enquanto estiver no ar.

PMT
Tempo de Jogo

O jogo tem dois tempos de 30 minutos com 10 de intervalo. Nas olimpíadas em Atlanta 1996 foi permitida a utilização do tempo pela primeira vez.

Youtube/Handebol Brasil
Número de Jogadores

Cada equipe pode ter até 14 jogadores, mas, em quadra, é obrigatório que cada equipe tenha um goleiro e seis jogadores de linha. As substituições são ilimitadas.

O Lance!
Tiro de 7 metros

O "pênalti do handebol" deve ser arremessado sem barreira estando apenas o goleiro à frente do gol. No arremesso, o atacante não pode retirar o pé do chão.

Youtube/AFVT Sports
Vaselina

Um dos estilos de arremessos no handebol é a vaselina. É quando o atleta joga a bola por cima do goleiro impedindo-o de defender o chute.

Youtube/Handebol Gerações
O Brasil

O Brasil é tradicional no handebol feminino com 6 ouros Pan-Americanos e um título Mundial em 2013. O masculino é tri em Pan-Americanos.

Divulgação
Saiba tudo sobre o

HANDEBOL