A Locomotiva de Carchi
Reprodução
Richard Antonio Carapaz Montenegro nasceu na cidade de El Carmelo, localizada na província de Carchi, Equador, em 29 de maio de 1993.
Início
Ministerio del Deportes (ECU)
Richard iniciou no ciclismo aos 15 anos, incentivado por um projeto do ex-atleta da modalidade, Juan Carlos Rosero. Em 2013 ganhou o Pan-Americano sub-23.
Colômbia
nuestrociclismo.com
Em 2015 se mudou para a Colômbia, por onde competiu por um ano, se tornando o primeiro estrangeiro a vencer a Volta da Juventude da Colômbia.
Europa
El Diario Vasco
No ano de 2016 inicia sua carreira no Velho Continente. Ganha a Volta de Navarra pela equipe Lizarte. No ano seguinte se transfere para a Movistar.
Voltas e Polêmica
Movistar Team
Pelo novo time, se torna o primeiro equatoriano a disputar as três principais Voltas (Espanha, França e Itália). Nos Jogos Bolivarianos de 2017, é expulso por uma suposta embriaguez.
Camiseta Branca
YouTube/Braddocks
Em 2018 termina o Giro D'Itália em 4º lugar, ganhando o prêmio de melhor jovem da prova, e por isso, tem a honra de vestir a camiseta branca. Disputa seu primeiro Mundial de Ciclismo.
Título Histórico
Giro D'Italia
A temporada seguinte seria marcada por um feito enorme. Após liderar por 8 dias seguidos, se sagra campeão do Giro D'Italia 2019, apenas o segundo latino-americano a conquistar a prova.
Time Novo e Vice
Getty Images
Em setembro de 2019 é contratado pelo Time Ineos, pelo qual termina em 13º lugar a Volta da França. No ano seguinte fica com o vice-campeonato da Volta da Espanha.
Ouro Olímpico
YouTube/Silvestre Dangond VEVO
Após mais de 6 horas pedalando de Tóquio a Shizuoka, a Locomotiva leva a medalha de ouro, a segunda da história do Equador. A vitória vem com mais de 1 minuto sobre o belga Wout Van Aer.