Saiba tudo sobre o

PENTATLO MODERNO

Por Augusto Brasil
O que é

É um esporte praticado por homens e mulheres, individualmente ou em equipes. Possui cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida.

Divulgação/UIPM
Vencedor

Por conta da variedade de esportes, o vencedor do pentatlo é quem soma mais pontos sendo assim considerado o atleta mais completo.

Divulgação
Origem

O esporte surgiu na Grécia Antiga em 708 a.C., tendo Lampis de Esparta como primeiro campeão. Era a modalidade mais nobre dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Reprodução
Jogos Olímpicos

No início do século XX, o Barão de Coubertin, decidiu estimular a realização do pentatlo moderno. O pentatlo estreou nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, Suécia.

Jonne Roriz
Quadro de Medalhas

A Húngria é o país com mais medalhas olímpicas, somando 22 e 9 de ouro. A Suécia vem na sequência com 9 ouros e 21 no total. O Brasil tem um bronze na história.

Olympics
A medalha brasileira

Em 2012, a pernambucana Yane Marques representou o Brasil e conquistou a única medalha da história da modalidade, trazendo o bronze pra casa.

OTD
Provas

Esgrima (Espada), natação (200 m livre), hipismo (concurso de saltos), laser-run (evento combinado com a tiro-esportivo e corrida).

YouTube/Ativo5
Acompanhe tudo do

PENTATLO MODERNO