Por Augusto Brasil

LiMa
silVanA

GUERREIRA
DAS ONDAS

Youtube/Marcos Paulo

Nascida em Paracuru, no interior do Ceará, Silvana cresceu na beira da praia com a mãe e mais quatro irmãos. Ninguém tinha quarto e todos dormiam na rede.

InFÂnCia

UOL

Com pouco turismo na cidade, a barraca da mãe de Silvana vendia pouco. A solução era almoçar na casa dos amigos e aproveitar os pés de frutas locais.

soBrEViVênCiA

UOL

Um pedaço de madeira foi a primeira prancha, apenas por lazer. Quando os irmãos iam para a escola, ela pegava escondida e surfava. E assim surgiu o amor pelo esporte.

PRimEirAs onDaS

WSL

A primeira prancha chegou aos 13 anos. Foi um presente do aniversário do irmão mais velho e a partir daí, Silvana foi encarando ondas com uma prancha de verdade.

prImEIrA PrAnCHa

Youtube/Baby Films Brazil

Alguns amigos de Silvana trabalhavam em uma oficina de pranchas no Rio de Janeiro. Apesar de menor, Silvana e a mãe acreditaram e a surfista foi em busca do sonho.

OpORtuNidADe

Rede do Esporte

Em uma competição em São Paulo, o prêmio era um carro. Silvana venceu e levou o prêmio. Com o dinheiro do carro, conseguiu comprar uma casa própria para a família.

grAnDe PrêMIo

Youtube/Cumulus TV

Silvana Lima passou a ser reconhecida dentro do Brasil e também fora dele. Em 2008 e em 2009, a brasileira foi vice-campeã do WCT, o Circuito Mundial do surfe.

RecOnHEciMeNtO

Youtube/BBC News Brasil

Como a maioria das atletas, Silvana passou por algumas cirurgias. A primeira durante a manobra floater, que fez a cearense romper o ligamento dos dois joelhos.

LEsÕes

UOL

Mesmo se recuperando de uma lesão, Silvana voltou para buscar a vaga de Tóquio. E conseguiu. Junto com Tati Webb, representará o Brasil nos Jogos Olímpicos.

soNhO OLíMPico
SILVANA LIMA
até Tóquio 2020
siga o caminho de