Por Otávio Pilz

SISSI

A primeira craque
do Brasil

Placar

Sisleide do Amor Lima nasceu em Esplanada, Bahia, no dia 2 de junho de 1967. Começou jogando bola na rua e aos 14 anos saiu da cidade para treinar e profissionalizar-se.

Reprodução

O primeiro clube em que Sissi atuou foi o Saad Esporte Clube, de São Caetano, em 1996. O Saad ficou famoso por ser um dos precursores do futebol feminino no Brasil.

David Cannon

Ainda em 1996, disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta. Na campanha que levou a Seleção ao quarto lugar, a meia fez um gol contra a Alemanha.

Reprodução

Em 1997 vai para o São Paulo, onde cnnquista a Taça Brasil e o Paulista. Como homenagem (e crítica à ma fase dos homens) surge o grito: "Ei, Muricy, coloca a Sissi!"

TV Globo

Disputa sua primeira Copa do Mundo em 1999. A Seleção termina em terceiro lugar e a camisa 10 leva a chuteira de ouro como artilheira da competição com 7 gols.

CBF

Exemplo de resistência, a atleta sofreu preconceito até por conta dos cabelos curtos. Sissi raspou a cabeça em homenagem à uma criança com câncer que sofrera bullying.

Getty Images

Após passagens sem brilho por Palmeiras e Vasco, a baiana se transferiu para o San Jose CyberRays, onde atuou por dois anos. Conquistou a Founder Cup pela equipe.

TV Globo

Em 2004 passa a defender o California Storm. onde fica até 2008. Chega ao Golden Pride como assistente técnica, mas acaba jogando três jogos, aos 42 anos.

wcsclegavy

Atualmente, dirige o time de base do Walnut Creek Soccer Club. É respeitadíssima no futebol feminino americano, principalmente pelo trabalho exercido na base.

California Storm

É importante destacar que Sissi participou da primeira Copa do Mundo experimental em 1988, além de ser a primeira mulher no Hall da Fama da futebol no México.

DO FUTEBOL FEMININO

ACOMPANHE TUDO

TUDN