JOGOS PARALÍMPICOS


O SURGIMENTO DOS

POR MARIANA MORETO

O PAI DO MOVIMENTO

Os Jogos Paralímpicos como conhecemos hoje iniciaram em Roma, em 1960, graças aos esforços do médico alemão Ludwig Guttmann.

The Olympians

O PODER DO ESPORTE

Guttmann foi pioneiro no uso do esporte para a reabilitação física e emocional dos ex-combatentes lesionados na 2° Guerra Mundial, no hospital Stoke Mandeville.

Bucks Archives

embrião dos jogos

Em 1948, paralelamente aos Jogos Olímpicos de Londres, Guttmann organizou uma competição para atletas em cadeiras de rodas, realizada em Stoke Mandeville.

British Pathé

JOGOS PARALÍMPICOS

A 9ª edição do evento aconteceu em 1960 e foi reconhecida como a 1ª Paralimpíada, graças aos esforços do médico em unir Jogos Olímpicos e competições para deficientes.

IPC

PARTICIPANTES

Sem o Brasil, o evento aconteceu entre 18 e 25 de setembro de 1960, dias após a Olimpíada de Roma, e reuniu 209 atletas de 17 países.

Paralympic Channel

MODALIDADES

Os atletas disputaram tiro com arco, atletismo, tiro de dardo, sinuca, natação, tênis de mesa, esgrima e basquete.

IPC

MEDALHAS

A Itália terminou os Jogos em primeiro, com 29 medalhas de ouro, 28 de prata e 23 de bronze. Em seguida vieram Grã-Bretanha, com 55, e a Alemanha Ocidental, com 30.

IPC

RECORDISTA

Competindo em provas de atletismo, natação, esgrima em cadeiras de rodas e tênis de mesa, a italiana Maria Scutti conquistou 15 medalhas (10 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze).

NPC Italy

prestígio

O sucesso da primeira edição abriu caminho para o crescimento dos Jogos Paralímpicos e para que se tornassem o grande evento que conhecemos hoje!

Divulgação

SAIBA TUDO SOBRE OS JOGOS PARALÍMPICOS