Thiago
Braz

Atletismo
Salto com Vara

Nascido em 1993 em Marília (SP), Thiago passou pelo basquete e pelo decatlo até que, aos 14 anos, descobriu o salto com vara treinando no Clube dos Bancários na sua cidade natal.

Início
em Marília

Facebook

Para melhorar o seu desempenho, se mudou para Bragança Paulista. Lá venceu os campeonato de menores e de juvenis, tanto no âmbito estadual, quanto nacional.

Facebook

Mudança
de Ares

Medalha
e Estrada

João Rodrigues

Em 2009, os 17 anos, em sua primeira competição internacional, foi medalha de bronze do Campeonato Sul-Americano Juvenil. No ano seguinte, se muda novamente, dessa vez, para São Caetano.

Jogos da
Juventude

Em 2010, com 17 anos, conseguiu uma marca impressionante. O paulista foi medalha de prata no salto com vara nas Olimpíadas da Juventude, a competição mais importante da categoria.

COB

Em 2012 no Campeonato Mundial Júnior de Atletismo de Barcelona, Thiago ganhou o ouro com a marca de 5m55, novo recorde brasileiro juvenil.

Menino
de Ouro

Reprodução

Em fevereiro de 2016, no torneio indoor Istaf, derrotou o campeão olímpico Renaud Lavillenie vencendo a prova com 5,93 m, então novo recorde sul-americano.

Wagner Carmo

Antes
do Rio

O Engenhão é Nosso

Rio 2016

Após um ciclo olímpico sem resultados expressivos, Thiago chegou ao Rio sem muitas expectativas. Porém, tudo mudou quando o atleta sentiu o Engenhão pulsando em cada salto do brasileiro.

Salto
Jogado

Em um jogo mental com rivalidade a flor da pele e novo recorde olímpico, Thiago venceu o francês levando o Engenhão a loucura. Foi a primeira vez que os 6 metros foram superados em uma Olimpíada.

Rio-2016

Olympics

Mais uma vez, o ciclo olímpico não foi dos melhores. Em 2019, ficou sem pódio tanto no Pan de Lima (4º), quanto no Mundial de Doha (5º). Como há cinco anos, chegava aos Jogos sem alarde.

Montanha
Russa

CBAt

Na eliminatória, saltou 5,75m na segunda tentativa e passou à final. Na decisão, Thiago superou 5.97m garantindo o bronze, atrás apenas do americano Christopher Nilsen, e do campeão olímpico, o sueco Armand Suplantis.

Li Ming/Xinhua

Mais uma
Medalha

TV Globo

Tudo Sobre
TÓQUIO 2020