Você conhece as classes da

VELA OLÍMPICA?

Por Otávio Pilz
Modalidade

Também chamada por alguns de iatismo, a Vela faz parte dos Jogos olímpicos desde Londres-1908. Atualmente, dez classes fazem parte do programa olímpico.

Reprodução
No Brasil

A modalidade é a segunda que mais deu medalhas ao país nos Jogos. São 18 no total, sendo 7 de ouro, 3 de prata e 8 e bronze. Haja tradição nas águas! 

Reprodução
Finn

Mais antiga das que ainda estão no programa olímpico, a Finn faz parte das olimpíadas desde 1956. Atualmente é disputada por homens, em dez regatas.

Reprodução
470

A 470 está nos Jogos desde Seul-1988, sendo corrida também em dez regatas, tanto no masculino, quanto no feminino. O barco é tripulado por uma dupla. 

Reprodução
Laser

É a mais popular das classes da vela, pelo baixo custo do barco. Está nos Jogos desde Pequim-2008. Na competição feminina, Laser Radial, a vela é menor.

Reprodução
49er

A 49er é uma prova olímpica desde Sydney-2000. O barco para as mulheres leva o nome de 49erFX. Diferentemente da maioria, a competição dura doze regatas.

Nicole Dale
RS:X

Basicamente é o windsurf olímpico, substituindo a Mistral. Entrou no programa dos Jogos em Pequim-2008. e assim como a 49er, é disputada em doze regatas.

Reprodução
Nacra 17

Estreou na Rio-2016. Tem a duração de doze regatas e é a única prova da vela olímpica disputada em duplas mistas, É a mais rápida das classes dos Jogos.

Olympics
Saiba tudo sobre a

VELA