O taekwondo surgiu na Coréia por volta do século VII d.C.. Seu nome é a fusão das palavras Tae(pé), Kwon(mão) e Do(caminho). Se tornou olímpico oficial em 2000.
Reprodução
No Brasil
Quem trouxe a luta para o Brasil foi o grão-mestre Sang Min Cho em 1970, enviado oficialmente pela Academia Liberdade de Taekwondo.
Reprodução
Faixas
As faixas são dividas em 10 kups: branca, amarela, amarela-verde, verde, verde-azul, azul, azul-vermelha, vermelha, vermelha-preta e preta.
Reprodução
Pontuação
1 - ataque com o punho ou falta; 2 - ataque com o pé; 3 - ataque na cabeça com o pé; 4 - ataque giratório com o pé; 5 - giratório na cabeça com o pé.
Divulgação
Área e Duração
O dojang (dojô no Japão), consiste em quadrado de 8m por 8m. Cada luta é disputada em 3 rounds de 2 minutos cada, podendo haver um round extra para desempate.
Reprodução
Categorias Olímpicas
Feminino: Até 49kg / Até 57kg / Até 67kg / Acima de 67kg.
Masculino: Até 58kg / Até 68kg / Até 80kg / Acima de 80kg.
Olympic Channel
Vitória
Há nove condições para a vitoria: nocaute, árbitro determina o fim, resultado final, margem de pontos, morte súbita, superioridade, desistência e desqualificação.
Reprodução
Os maiores
Os maiores medalhistas olímpicos são o americano Steven Lopez, o iraniano Hadi Saei e a sul-coreana Hwang Gyeong-Seon(foto). Cada um tem dois ouros e um bronze.
Reuters
Brasil em Tóquio-2020
O Brasil vai a Tóquio com três atletas. Ícaro Miguel (número 1 do mundo entre os +80kg), Milena Titonelli (-67kg) e Edival Pontes, o Netinho (-68kg)