Você conhece as regras da

TAEKWONDO?

Por Otávio Pilz
Modalidade

O taekwondo surgiu na Coréia por volta do século VII d.C.. Seu nome é a fusão das palavras Tae(pé), Kwon(mão) e Do(caminho). Se tornou olímpico oficial em 2000.

Reprodução
No Brasil

Quem trouxe a luta para o Brasil foi o grão-mestre Sang Min Cho em 1970, enviado oficialmente pela Academia Liberdade de Taekwondo.

Reprodução
Faixas

As faixas são dividas em 10 kups:  branca, amarela, amarela-verde, verde, verde-azul, azul, azul-vermelha, vermelha, vermelha-preta e preta. 

Reprodução
Pontuação

1 - ataque com o punho ou falta;
2 - ataque com o pé;
3 - ataque na cabeça com o pé;
4 - ataque giratório com o pé;
5 - giratório na cabeça com o pé. 

Divulgação
Área e Duração

O dojang (dojô no Japão), consiste em quadrado de 8m por 8m. Cada luta é disputada em 3 rounds de 2 minutos cada, podendo haver um round extra para desempate.

Reprodução
Categorias Olímpicas

Feminino: Até 49kg / Até 57kg / Até 67kg / Acima de 67kg.

Masculino: Até 58kg / Até 68kg / Até 80kg / Acima de 80kg.

Olympic Channel
Vitória

Há nove condições para a vitoria: nocaute, árbitro determina o fim, resultado final, margem de pontos, morte súbita, superioridade, desistência e desqualificação. 

Reprodução
Os maiores

Os maiores medalhistas olímpicos são o americano Steven Lopez, o iraniano Hadi Saei e a sul-coreana Hwang Gyeong-Seon(foto). Cada um tem dois ouros e um bronze.

Reuters
Brasil em Tóquio-2020

O Brasil vai a Tóquio com três atletas. Ícaro Miguel (número 1  do mundo entre os +80kg), Milena Titonelli (-67kg) e Edival Pontes, o Netinho (-68kg)

Jadid Taekwondo
Saiba tudo sobre o

TAEKWONDO