Você conhece o

FUTEBOL DE 5?

Por Otávio Pilz
Modalidade

Conta-se que o futebol de 5 surgiu na Espanha por volta dos anos 1920. No Brasil, há indícios de que lá pela década de 1950, cegos jogavam futebol com latas.

Divulgação
No Brasil

Por aqui, os grandes incentivadores no início foram o Instituto Benjamin Constant em São Paulo e o Instituto Padre Chico no Rio de Janeiro.

Divulgação
Quadra

O campo tem as mesmas medidas da quadra de futsal: 20m de largura por 40m de comprimento, cercado por placas de 1,5m de altura.

Divulgação
YouTube/dpcegos
Bola

A bola é um capítulo a parte. tem 60 a 62cm de circunferência e pesa de 510 e 540g. Quica menos que as de futebol e futsal e possui guizos dentro para direcionar os atletas. 

GloboEsporte.com
Orientadores

A quadra é dividida em três setores: defesa, central e ataque. Em cada um, há um orientador. O 1º auxilia o goleiro; o 2º é o treinador do time; e o 3º, o chamador, ajuda o ataque. 

Reprodução
Equipes

Cada time conta com 5 titulares e mais 5 reservas. Os atletas de linha devem ser totalmente cegos (B1). Já os goleiros podem ter alguma deficiência visual ou não.

Faltas

As faltas decorrem de contato físico excessivo ou desleal, mão na bola, goleiro fora da área do gol e jogadores tocando nas vendas.

Agência Brasil
Reprodução
Peculiaridades

Quando os atletas vão em direção à bola devem dizer“voy” para evitar choques com outros jogadores e não é permitido tocar na venda de forma alguma.

Reprodução
Melhor do Mundo

Gaúcho de Osório, Ricardinho é considerado o melhor do mundo Completamente cego desde os 8 anos, o craque usa a memoria visual da infância para as jogadas. 

sports21videos
Paralympics
Jogos Paralímpicos

Desde a introdução da modalidade nos Jogos Paralímpicos, em Atenas-2004, somente o Brasil conquistou o ouro.. Argentina, Espanha, China e Irã são outras forças do esporte. 

Reprodução
Tóquio-2020

Tabela da Primeira Fase
28/08 - Brasil x China
29/08 - Brasil x Japão
30/08 - Brasil x França

Saiba tudo sobre o

JOGOS PARALÍMPICOS