Você sabe tudo sobre o

CICLISMO DE ESTRADA?

Por Otávio Pilz
Modalidade

A versão estrada foi a primeira modalidade do ciclismo a ser disputada, na França em 1868. Logo, acabou entrando no programa olímpico em Atenas-1896.

Reprodução
No Brasil

A primeira copetição em território brasileiro ocorreu em 1895, no famoso Velódromo Paulista, que tambem foi um estádio de futebol, localizado na Rua da Consolação.

Reprodução
Provas

Todas provas no Ciclismo de Estrada são individuais. Há dois tipos de formato: corrida e contrarelógio. Ambas no masculino e feminino. 

Getty Images
Olympics
Corrida

Como o próprio nome sugere, vence aquele que cruzar a linha de chegada na primeira posição. Os homens percorrem 241,5km, enquanto as mulheres, 141km. 

Olympics
Contrarelógio

Já na modalidade Contrarelógio, ganha o ciclista que fizer o percurso no menor tempo. São 54,5km no masculino e 29,8km no feminino.

UCI
Percurso

As provas podem ser disputadas em circuito, contanto que o mesmo tenha, no mínimo 10km. Se parte do trajeto for em circuito, o número de voltas depende da distância.

Voltas

Parte do trajeto em circuito:
3km a 5km - 3 voltas
5km a 8km - 5 voltas
8km a 10km - 8 voltas

Reprodução
PA Wire/PA
Os astros

O britânico Bradley Wiggins lidera o ranking de medalhas com 6 ouros, 1 prata e 2 bronzes.. Chris Hoy e Jason Kenny, também da Grã-Bretanha, venceram mais: 7 vezes.

Reprodução
As estrelas

Entre as mulheres, Leontien Van Moorsel (HOL) e Ana Meares (AUS)  dividem a lidrança com 6 medalhas. A holandesa, porém tem 4 ouros contra 2 da australiana. 

Alexander Hassenstein/Getty Images
Tóquio-2020

O Brasil não conseguiu vagas para a disputa do Ciclismo de Estrada em Tóquio-2020. Os europeus, em especial os belgas são favoritos, mas a Colômbia pode surpreender.

Saiba tudo sobre o

CICLISMO DE ESTRADA?