DA QUADRA

AS DONAS

A história da Seleção 
Feminina de Vôlei
Por Augusto Brasil
Divulgação

Que a seleção brasileira de vôlei feminino é uma das mais tradicionais da modalidade, disso ninguém duvida. Vamos conferir a história completa delas?

Sportv

As brasileiras possuem 2 títulos em Jogos Olímpicos, um em 2008 e outro em 2012. Além disso, as brasileiras ainda conquistaram dois bronzes em 1996 e 2000.

JOGOS OLÍMPICOS

Gazeta Press

O Campeonato Mundial ainda não está na galeria da seleção feminina. As brasileiras já foram vice em três oportunidades, além do bronze em 2014, no Japão.

MUNDIAL

Globo Esporte

Assim como o Mundial, as brasileiras nunca conquistaram a Copa do Mundo. Foram três vices e um bronze em 1999, no Japão.

COPA DO MUNDO

Sportv

O Brasil é bi-campeão da Copa dos Campeões. Em 2005 e 2013, as brasileiras levaram a medalha de ouro pra casa após belas campanhas no Japão.

COPA DOS CAMPEÕES

Globo

Um dos campeonatos mais tradicionais do vôlei é o Grand Prix. As brasileiras já ganharam essa competição 12 vezes e o último título foi em 2017, em Nanquim.

GRAND PRIX

Record

Sempre mesclando entre time principal e times "alternativos", a seleção já conquistou 4 vezes o Pan-Americano. A última medalha dourada foi em 2011.

JOGOS PAN-AMERICANOS

Beto Doloriest

Muito fortes no continente, as meninas do Brasil já levaram 21 vezes o torneio de volta para casa. O último título veio em Cajamarca, no Peru, em 2019.

SUL-AMERICANO

Divulgação

A seleção sempre teve ótimos times na categoria de base e no Campeonato Mundial Sub-20 elas já levaram mais 6 títulos para a galeria da CBV.

SUB-20

Gaspar Nóbrega

Saiba tudo sobre o Vôlei