O cara do Badminton

Por Otávio Pilz

YGOR

COELHO

Os Jogos Olímpicos são um terreno fértil de histórias de superação. Como a de Ygor Coelho, o primeiro brasileiro a representar o país no Badminton em uma olimpíada.

Luis Acosta/AFP

Ygor nasceu em 24 de novembro de 1996, na Chacrinha, comunidade localizada na Zonea Oeste do Rio de Janeiro. No colégio teve contato com diversas modalidades...

Miratus.org

No entando, o amor seria por um esporte que ele não conheceu no colégio. Seu pai havia construído uma quadra de um curioso jogo em que se usava raquetes e peteca! 

Miratus.org

O incentivo do Seu Sebastião deu frutos rapidamente. O menino vencia tudo que podia nas categorias inferiores. Aos 11 anos, ganhou três ouros no pan juvenil.

Miratus.org

Na categoria júnior, o atleta dominou as Américas. De 2006 a 2013, só não levou o pan em duas oportunidades. Em 2014, disputa os Jogos da Juventude, na China.

Miratus.org

Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, o carioca chegou às quartas-de-final. O resultado foi fundamental para a classificação à Olimpíada do Rio, no ano seguinte.

Nelson Toledo

A Rio-2016 foi como se o menino jogasse no quintal de casa, já que a arena era próxima à sua comunidade. Se torna o primeiro brasileiro do badminton olímpico.

Olympics

Um ano depois, vencia o pan-americano da modalidade, em Havana. Nos Jogos-Sul-Americanos de Cochabamba, em 2018, ganha três medalhas de ouro.

Reprodução

Em Lima, Ygor fez história. Ao vencer o canadense Brian Yan por 2 a 0, o garoto da Chacrinha dava ao badminton do Brasil seu primeiro ouro em Jogos Pan-americanos.

Globo

Atualmente, o brasileiro é o número 54 do ranking mundial. Recuperado da cirurgia no quadril que o afastaria dos Jogos em 2020, nosso menino vai firme pra Tóquio.

Reprodução

EM TÓQUIO 2020

Siga o badminton