Por Augusto Brasil
CBV
Impossível falar de vôlei e não lembrar de José Roberto. O paulista foi jogador de vôlei e logo após a aposentadoria virou treinador de voleibol.
Arquivo
Como jogador, José Roberto atuou em diversos clubes do Brasil como Atlético Mineiro, Banespa, Paulistano, Santo André e Blumenau. Ainda jogou 2 anos na Itália no Marcolin.
Acervo
No final dos anos 80, José Roberto assumiu a equipe do Paineiras do Morumbi e começou a carreira de treinador. No ano seguinte foi para o Pão de Açúcar.
O Globo
Após ser campeão da Liga Nacional pelo Colgate/São Caetano em 1992, Zé assumiu o comando da seleção masculina de vôlei.
Folha
José Roberto Guimarães foi o treinador responsável pelo primeiro ouro do vôlei masculino em Jogos Olímpicos. Com um 3x0 sobre a Holanda, o Brasil saiu de Barcelona com o título inédito.
Globo
Osasco
Zé revezou entre times masculinos e femininos na carreira, passando por São Caetano, Osasco, Unisul, Dayvit e Banespa até 2006.
Já com a troca firmada entre o gênero masculino pelo feminino, Zé foi defender o Pesaro da Itália por 4 anos. E na Turquia comandou o Fenerbahçe de 2010 à 2012.
Divulgação
FIVB
Quando assumiu a seleção feminina, Zé Roberto sabia do peso que pegava de um time considerado pipoqueiro e sem Olimpíada. 2008 e 2012 vieram as douradas que faltavam.
Sportv
FIVB
Mesclando juventude e experiência, a seleção feminina chegou a Tóquio sem favoritismo. Ainda assim, Zé Roberto colocou mais uma medalha olímpica na sua galeria, dessa vez, de prata.
COB
Ao todo, na seleção feminina, além das 3 medalhas olímpicas, Zé Roberto levou 10 Sul-Americanos, 9 Grand Prix, 1 Pan-Americano, sem contar diversos outros torneios de menor expressão.
Guilherme Rodrigues
Desde 2016, José Roberto Guimarães comanda as meninas do Barueri. O projeto já revelou várias atletas e ganhou o Campeonato Paulista de 2018.
CBV